Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A menina que roubava livros - Markus Zuzac

O livro “A menina que roubava livros” de Markus Zusak, conta a história de Liesel Meminger, uma menina que perdeu seu irmão, foi abandonada pela mãe e adotada pela família alemã Hubbermann.
Hans Hubbermann e Rosa Hobbermann passaram a ser seus pais. Hans era pintor e Rosa lavadoura de roupas. Eles viviam em uma Alemania Nasista, onde o lider era Hitler.
Liesel fez um grande amigo chamado Rudy Steiner, que sempre insistia em pedir-lhe um beijo, que nunca lhe fora dado.
No dia em que seu irmão faleceu, Liesel roubou um livro intitulado “O Manual do Coveiro” , mas não podia lê-lo, pois não sabia ler.
Até que um dia o seu pai Hans Hubbermann descobriu o livro e resolveu ensiná-la a ler. Hans também levava livros para ela ler. Mas, apesar disso, não conformada Liesel roubou vários livros ao longo da história. Além de livros ela e Rudy junto com outros, que viviam na rua de roubos, roubavam frutas e outros tipos de alimentos.
Além de estudar, brincar e roubar, Liesel Meminger, também ajudava sua mãe a entregar roupas lavadas e pegar roupas sujas dos seus clientes. Em uma dessas visitas, a esposa do prefeito pediu para ela entrar e logo descobriu uma bibiotecla cheia de livros. Desde esse dia, todas as vezes que Liesel visitava a casa do prefeito, ficava e lia um pouco e, um dia não resistiu e roubou um daqueles livros.
Também roubou um livro no dia de uma importante festa para os nasistas, onde queimavam vários livros. Ela por sua vez encontrou um que ainda não havia sido queimado e o roubou.
Um dia o seu pai abrigou um judeu no porão de sua casa, Max Vandenburg, cumprindo uma promessa que havia feito ao pai do judeu que era seu amigo, mas que morrera na guerra. Prometeu que cuidaria de sua mulher e de seu filho.
Até que um dia, o pai de Liesel, tentou ajudar outro judeu e durante uma caminhada foi advertido por um soldado alemão, que o agridiu. Hans então pediu para que Max fosse embora, pois os soldados viriam atrás dele e o pegariam.
Enfim, Liesel Meminger e sua família vivendo em uma Alemania Nasista enfrentaram vários desafios e perigos. No final, a rua Himmel é bombardeada e pessoas que Liesel amava muito foram mortas.
Concluimos que “A menina que roubava livros” é um ótimo livro, pois fala de um fato que já aconteceu e mostra como os judeus e pessoas que os ajudaram sofreram com o Nasismo.

2 comentários: